Protegendo o Oracle – Parte 2
janeiro 12, 2013

Parte 01 – 07_DICTIONARY_ACCESSIBILITY

Encontrando os password default

Não é novidade nenhuma que existem várias contas de usuários padrão no banco de dados Oracle, alguns deles até são criados com privilégios administrativos.

Usuários padrão são criados no momento da criação do banco e claro,  são registrados sem uma senha e já vem bloqueado por default, exceto para SYS e SYSTEM que são contas administrativas que quando criadas através do CREATE DATABASE, se não definidas as senhas, elas devem ficar:

SYS : CHANGE_ON_INSTALL)
SYSTEM : MANAGER

Se você acha que os usuários default do Oracle é uma lista pequena, está enganado, aqui é alguns dos usuários padrão que são instalado sempre que um banco ou uma feature do banco é instalada. Por exemplo, o usuário XDB somente é instalado quando o Oracle XMLDB é instalado:

SYS
SYSTEM
SYSMAN
OUTLN
TSMSYS
WKSYS
SCOTT
ADAMS
JONES
WKPROXY
OLAPSYS
OWBSYS
CLARK
BLAKE
HR
OE
SH
DEMO
ANONYMOUS
CSMIG
CTXSYS
DBSNMP
DIP
DMSYS
DSSYS
EXFSYS
LBACSYS
MDSYS
ORACLE_OCM
ORDPLUGINS
ORDSYS
PERFSTAT
XDB
MGMT_VIEW
SI_INFORMTN_SCHEMA

Porém para alguns deles (quase todos), existe uma senha padrão definida, como o famoso usuário SCOTT que possuí a senha padrão definida como TIGER.

Muitos ambientes Oracle tem o usuário SCOTT criado (e provavelmente até com a senha padrão definida), o que deixa o banco de dados muito vulnerável, imagina que com uma senha padrão definida, qualquer um a qualquer momento pode acessar o seu banco, somente acessando essa conta.

Ok, mais como me livro disto? Qual é a maneira de descobrir se os usuários na lista acima está com a senha padrão habilitada?

Somente a view DBA_USERS_WITH_DEFPWD pode te responder isso …

Logado no SQL*Plus com uma conta administrativa, execute a seguinte consulta de encontra a view DBA_USERS_WITH_DEFPWD

SQL> SELECT * FROM DBA_USERS_WITH_DEFPWD;

USERNAME
------------------------------
DIP
OUTLN
ORACLE_OCM
APPQOSSYS

SQL> select username, account_status from dba_users where username in (select username from dba_users_with_defpwd);

USERNAME                       ACCOUNT_STATUS
------------------------------ --------------------------------
APPQOSSYS                      EXPIRED & LOCKED
ORACLE_OCM                     EXPIRED & LOCKED
DIP                            EXPIRED & LOCKED
OUTLN                          OPEN

A primeira consulta, mostra que temos a lista completa dos usuários em que a senha padrão está definida. Na segunda consulta, é informado que apenas o usuário OUTLN que tem uma senha padrão está com o status da conta habilitado.

Mesma com uma conta bloqueada, deixar o usuário com uma senha padrão pode ser muito perigoso, imagina se alguém habilita uma dessas contas sem querer e não troca a senha?

Para mudar a senha não é segredo:

SQL> PASSWORD OUTLN
Changing password for OUTLN
New password: *********
Retype new password: ************
Password changed

São maneiras simples como essa que podem te livrar de uma dor de cabeça incrível. O DBA devem estar atento a tudo, inclusive a pequenos detalhes como este. Nem quero pensar que uma conta dessas caia em mãos erradas, imagina que uma conta dessas com privilégio administrativo, o de create/drop tablespaces por exemplo, esteja com a conta habilitada e password default e algum abelhudo consegue conectar com essa conta, já penso o estrago? …

É! … você pode dar adeus ao seu banco e rezar para ter backup …

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*